Sim, existe uma diferença entre alergia e intolerância. E para identificar de qual se trata, devemos observar nosso corpo, quais sintomas foram gerados a partir do consumo de determinado alimento.
Na alergia, ocorre uma reação inflamatória a algum componente presente no alimento. Os mais comuns são: ovos, leite, glúten, soja, oleaginosas, peixes e frutos-do-mar. Em geral, os sintomas são leves como coceira ou vermelhidão na pele, coriza, dores de estômago e diarréia, contudo, podendo também os sintomas serem mais graves, como dificuldade para respirar, inchaço na boca e olhos, sensação de bola na garganta, dores abdominais, entre outros.
Já na intolerância, alguns alimentos não conseguem ser bem digeridos, pela falta ou menor quantidade de enzimas digestivas, como por exemplo: a lactose pela deficiência da lactase, o glúten, entre outros, ocasionando, geralmente, inchaço abdominal, alterações gastrointestinais, cansaço excessivo e até mesmo dores nas articulações.
Agora que já sabe-se a diferença, uma dica prática para identificar qual alimento não está nos trazendo benefícios, é realizar um diário alimentar, que além de nos ajudar no controle da dieta, pode também ajudar a identificar alergias tardias, onde os sintomas aparecem até 4 dias após consumido o alimento, mas isso será papo para outro dia!
E lembrem-se! Procure sempre um médico especialista, para que se faça o diagnóstico e o tratamento correto!